Sunday, February 24, 2008

Volvo XC70

XC70Certas marcas impõem tradições de desenho nos modelos. É o caso do VW Golf com as últimas colunas bem largas, Fiat Punto com lanternas elevadas, e das peruas Volvo com a traseira reta. Não se sabe se já adotaram isso visando a aerodinâmica melhorada, mas o fato é que ela continua até hoje. O passar das décadas, no entanto, promoveu várias mudanças nos carros, e um deles a XC70, que duas gerações atrás se chamou XC Cross Country.

Volvo XC70A pioneira, de 1997, ainda estava no final da época em que os utilitários esportivos eram chamados sempre de jipes e tinham projeto mais robusto para ótimo desempenho fora da estrada, e nela apenas regular. Eram modelos que atraíam pela imponência do desenho, mas não agradavam pelo desprezo ao conforto para quem os usava mais na cidade. Foi visando esse dilema que a Volvo criou o tal nicho, partindo de uma perua grande mas urbana e adicionando a mecânica mais robusta para off-road, completamente alardeada pelo visual externo cuidado a ponto de conciliar elegância e imponência num resultado de muito bom gosto.

Se o exterior apresenta certa vocação para os lugares em que ela aparece nas fotos, o interior faz o déjà vu da cidade na melhor forma possível: as cores claras do interior contrastam com alumínio e cores escuras para dar aconchego e ideia de modernidade, e seu luxo só reforça isso: temos interior em couro, ar-condicionado traseiro, sensor de estacionamento e várias regulagens elétricas, como para bancos e volante. Tudo isso com o seis-cilindros 3.2 de 238 cv que lhe leva de 0 a 100 km/h em 8s6 mas sempre mantendo o silêncio. Seu único problema é o preço de R$ 198 mil, que flerta perigosamente com outros modelos, estes sim SUVs “legítimos”.

Read more > Volvo XC70

Thursday, February 21, 2008

Fiat Stilo Dualogic

Fiat Stilo Dualogic 

Atualmente fora-de-linha na Europa, o Stilo segue no Brasil como uma boa opção no segmento, ficando no meio do caminho entre os defasados VW Golf e Chevrolet Astra, e os recém-chegados novo Ford Focus e Citroën C4.

Para se manter competitivo, ele é o primeiro nacional de passeio a usar o sistema de câmbio automatizado, inaugurado na F-1. Partindo de uma caixa manual comum, ele não usa o sistema sem embreagem dos micados Palio Citymatic ou Corsa AutoClutch, e sim um mecanismo que apenas pode efetuar as trocas de forma automática sequencial, mas também aceitando o modo manual, podendo vir com borboletas atrás do volante (em conjunto com comandos satélite do som).

Por um preço baixo, 2500 reais, tanto o Stilo 1.8 Flex quanto o Stilo Sporting 1.8 Flex podem ter o item, que se adapta ao estilo de condução, encarrega-se das frequentes trocas de marcha no anda-e-pára das grandes cidades, mas mantém as 5 marchas, o que ajuda na esportividade ao dirigir na estrada, por exemplo. E ainda se preserva: se o motorista tenta engatar uma marcha em velocidade alta ou baixa demais, o sistema proíbe, mostrando um aviso no painel.

Atualmente, o Stilo só pode vir com o motor 1.8 flex, de 112/114 cv, e 17,8/18,5 kgfm (gasolina/álcool). Com o câmbio Dualogic, seus preços partem de 52.560 reais na versão básica, 63.060 na Sporting, e 65.900 na Blackmotion, apenas esta não tendo a opção do câmbio manual convencional.

Read more > Fiat Stilo Dualogic

Monday, February 18, 2008

Chrysler 300C V6

Chrysler 300C V6Quem consegue ver um 300C passando e ficar indiferente? Seu formato usa as linhas retas típicas de modelos europeus aliadas a rodas grandes e comprimento avantajado e recheado de cromados como só os americanos conseguem fazer. Mas o modelo acaba de ganhar por aqui uma versão de entrada que acaba tendo mais ganhos do que perdas… E a perda maior é no preço, que despenca interessantes 30 mil reais.

É o 300C V6, que sai por R$ 139 mil. Como o nome diz, sua mudança principal foi no motor, em que o 3.5 V6 fica no lugar do 5.7 Hemi V8. Ainda assim 249 cv são um plantel muito vigoroso, capaz de tracionar o modelo com desenvoltura, até porque todo o resto do conjunto mecânico é comum ao irmão mais forte, como o câmbio automático sequencial de cinco marchas. Com o tentador detalhe de que este motor acaba sendo muito mais comedido que o V8 em termos de consumo de combustível.

A linha 2008 dos 300C também trouxe novidades para todas as versões. Caso das lanternas traseiras com nova disposição de luzes, aerofólio traseiro com brake-light e interior levemente refeito, mas principalmente da inclusão do MyGig, sistema de som multimídia que inclui touchscreen, DVD player e disco rígido de 20 gb para o usuário. Itens que só aumentam o pacote de itens do V6, que na verdade só restringe ao V8 itens como teto solar e bancos com aquecimento.

Read more > Chrysler 300C V6

Saturday, February 9, 2008

Renault Logan

Renault Logan

Depois de passar anos com o Clio Sedan amargando sempre as vendas mais baixas do segmento, a Renault decide trazer o romeno Logan para o Brasil, voltado principalmente ao custo-benefício.

De cara, os faróis não empolgam, ainda menos quando ao lado de um Peugeot 207. Também não agrada a lateral inexpressiva, quase sem vincos e com janelas quase verticais, em contraste com os vincos e recortes de um VW Voyage. E não vai ser a traseira que vai desfazer essa impressão, com lanternas simples e retas, humilhadas pelas estilosas e modernas do Fiat Siena.

Entretanto, ao se chegar no interior, as impressões se revertem. Com entre-eixos de 2,63 m, largura de 17,4 m e altura de 1,51 m, o novo sedã da marca francesa tem espaço maior até que de sedãs médios, inclusive no porta-malas, com 510 litros e a liderança da categoria.

O Logan pode vir com os motores flexíveis 1.0 16v (76/77 cv), 1.6 8v (92/95 cv) e 16v (107/112 cv), estes dois excelentes na cidade e na estrada, respectivamente. Suas versões são Expression (1.0 16v ou 1.6) e Privilège (1.6 ou 1.6 16v).

Read more > Renault Logan
 
 
Copyright © blog
Blogger Theme by Blogger Designed and Optimized by Tipseo