Sunday, June 3, 2012

Mercedes-Benz Sprinter

Mercedes-Benz SprinterÉ interessante reparar nas diferenças do ciclo de vida dos comerciais leves em relação aos carros urbanos. Os primeiros são tidos como instrumentos de trabalho, então focam exclusivamente no custo/benefício. E é isso que justifica que essa categoria ainda ofereça no Brasil veteranos como Fiorino, Courier e Partner, sem falar na Kombi. Com isso, uma renovação total como a da Sprinter é tão rara que não podia deixar de ter sua menção aqui.

Isso também explica que ela tenha chegado aqui seis anos depois do lançamento na Europa: para essa clientela não importa desenho atual ou a última tecnologia, mas sim uma frota que cumpra suas funções com o menor custo possível, em todos os sentidos. Produzida na Argentina, a Sprinter renovou toda a linha de uma vez, e vem nas opções furgão, van de passageiros e chassi/cabine. Traz desenho mais bonito mas investiu principalmente na eficiência: o motor, por exemplo, agora é um moderno 2.2 turbodiesel com tecnologia BlueEfficiency, já usada nos automóveis da marca para reduzir o consumo e as emissões. O câmbio é manual de seis marchas, com relações otimizadas para essa mesma finalidade.

Mercedes-Benz SprinterMas ela surpreende mesmo é pela versatilidade. Começando pelas três opções de carroceria, ela vem nas versões 311, 415 e 515, e entre-eixos medindo 3,25, 3,67 ou 4,25 metros. A altura interna é de 1,65 metro, mas com a opção de teto alto para ganhar 30 cm. A chassi/cabine pode ter volume de carga de até 22 m³, enquanto a de passageiros não só manteve as opções de 9+1 e 15+1 como adicionou as 17+1 e 20+1 – o motor condiz com tudo isso ao vir em 116 cv ou 146 cv, dependendo da versão. É uma lista tão extensa que chega a 44 opções possíveis, com peso bruto total (PBT) entre 3,5 e 5 toneladas. Os preços ainda não foram divulgados.


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