Saturday, December 8, 2012

Citroën DS5

Clique para ver em alta resoluçãoMais uma vez os franceses mostram como sabem surpreender. Este modelo teve sua primeira exposição oficial para o Brasil feita no último Salão do Automóvel, até então com chegada prevista para o começo do ano. Mas os planos foram mudados, e agora a Citroën resolve agraciar o Brasil com nada menos que o melhor veículo que oferecem em sua linha atual. Melhor não só pelo luxo que exala por dentro e por fora, mas sim por como o faz. Este artigo mostrará por que este carro merece tanto destaque.

Um primeiro olhar pode classificar este carro como uma minivan, a julgar pela aparência geral. Mas com um corte de traseira que lembra os hatchbacks, comprimento digno das station wagons e uma linha de teto que dissimula sua altura, a melhor definição é aquela que foge de se encaixar em definições: o DS5 segue à risca a definição de crossover, em que suas características de vários segmentos estão unidas num veículo que opta por não seguir a semelhança com os SUVs que tanto se vê hoje em dia. E a ideia da Citroën começa a se expressar justamente com isso, porque este carro busca oferecer a mesma dose de luxo e tecnologia que se vê em carros de mesmo preço mas com um desenho muito mais original e criativo que quase toda a concorrência. Isso já levando em conta que reunir as vantagens de várias categorias torna o DS5 apto a disputar vendas com muitos carros, já que ele pode seduzir por ser mais jovial que um Mercedes-Benz Classe C, mais esportivo que um Hyundai ix35, mais arrojado que uma VW Passat Variant e menos “carro-de-família” que as irmãs C4 Picasso, apesar de estas custarem menos. Depois que a Citroën encerrou a produção do C6, seu topo-de-linha no mundo inteiro passou a ser o modelo que chega ao Brasil custando R$ 124.900 em configuração única, e com isso alcançando um preço superior ao da atual linha C5.

Citroën DS5 1Torna-se fácil concluir que a prioridade na concepção deste carro foi o estilo, porque ele vem recheado de muitos itens que denotam qualidade de desenho e que não são vistos nem mesmo no resto da linha DS. A dianteira já se sobressai com as luzes diurna e de milha nas pontas de uma tomada de ar auxiliar em forma de “C”, mas acima de cada vistoso farol uma faixa chama atenção: ela começa desenhando o limite entre eles e o capô musculoso e só termina junto com a primeira vigia lateral, passando a fazer conexão visual com as colunas dianteiras mais criativas que já se viram: elas se prolongam entre as janelas e o teto solar panorâmico mas sem alcançar o final da carroceria, deixando que todas as demais colunas pintadas de preto lhes façam parecer que flutuam. Aliás, essa superfície superior com grande conexão visual ajuda o carro a parecer mais esguio, longe de uma minivan. A semelhança com DS3 e DS4 vem nos relevos das portas e no protetor inferior cromado que começa nos parachoques. E uma vez que você conseguir desviar o olhar das belíssimas rodas, a traseira usa lanternas em forma suavizada de bumerangue para obter um estilo bem esportivo, finalizado pelas grandes ponteiras de escape. Esta é a aplicação mais arrojada do onipresente 1.6 THP, que outra vez se apresenta com câmbio automático de seis marchas e na versão de 165 cv para evitar os custos de adaptar a versão de 200 cv ao Brasil.

Citroën DS5 2Descrever a cabine é uma tarefa que se pode simbolizar comentando que o DS5 não traz um teto solar, senão três: um para o motorista, um para o carona e outro maior para o banco traseiro. Em vez de ter o console central e a extensão entre os bancos formando 90° entre si, aqui essas duas peças estão mais elevadas para facilitar o acesso aos botões e à touchscreen que já virou praxe em carros desse nível. A visibilidade sente certo efeito negativo pela linha de cintura elevada, mas é ajudada pelas colunas finas - um detalhe curioso é que suas vigias traseiras são feitas em policarbonato porque seu formato seria impossível de se modelar com vidro. Qualquer superfície dessa cabine conta com materiais de excelente qualidade, cujas peças usam toque emborrachado por fora e aveludado por dentro. Aqui, tudo o que reluz como alumínio ou couro é mesmo alumínio ou couro, o que inclui os bancos cujo revestimento usa um padrão feito com o logotipo DS no mesmo estilo das bolsas feitas pela conterrânea Louis Vuitton, por exemplo. O pacote de itens conta com o melhor que o Grupo PSA oferece, tendo como única opção as rodas em aro 17" ou 18" sem custo adicional. Ele traz tantas funções que o carro termina com uma profusão de botões incomum nos dias de hoje, mas a marca afirma que são fáceis de operar. Os 1.480 kg que pesa restringem o DS5 ao 0 a 100 km/h em 8s9 e à máxima de 211 km/h, mas o que ele menos deseja é quebrar recordes. Um carro deste nível merece é desfilar.


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