Friday, October 7, 2011

Ford New Fiesta Hatchback

FiestaAcabamos de receber um dos compactos mais bonitos da atualidade. Enquanto os EUA receberam a linha Fiesta completa de uma vez, na Argentina o hatch chegou primeiro e nós estreamos com o sedã. Mas só há pouco a Ford começou a oferecer o sedã por lá, de forma que a gama também se completa por aqui. Partindo de R$ 48.950, ele traz desenho, tecnologia e preço para competir com força entre os hatches premium, como Fiat Punto e Citroën C3.

Ford New Fiesta hatchbackSe o sedã já impressionava pela imponência das linhas, o hatch troca a sobriedade dele por um toque muito mais esportivo, com a traseira de lanternas elevadas e em formato irregular. Suas linhas oferecem linha de cintura elevada e uma impressão de que ele está em movimento mesmo quando parado. É um projeto muito moderno, com harmonia de linhas típica de uma geração que foi desenhada por inteiro. Aspecto este que o Fiesta antigo, vendido com o sobrenome RoCam, perdeu há tempos quando tentou copiar o novo no atual face-lift visando esconder a idade.

O novo compacto traz poucas diferenças na dianteira; na verdade apenas sua grade é exclusiva, mais fechada e na cor do carro para não ser tão sóbrio quanto os filetes cromados do sedã. Interessante mesmo é que as melhorias que ele ganhou se estenderão ao sedã a partir de agora. É o caso das molduras no parachoque dianteiro ao redor da tomada de ar: saem as tampas pretas do sedã e entra um conjunto cromado que na configuração de topo incluem luzes diurnas, compostas por uma fileira de LEDs que só aumentam a aura futurista do modelo.

Seu motor é o mesmo moderno 1.6 16v Sigma do sedã, que usa comando duplo de válvulas para gerar até 115 cv, mas novas melhorias aos dois Fiesta vêm nos itens. A versão única SE é vendida em três pacotes. O básico já traz ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, som com MP3, computador de bordo e alarme. O intermediário adiciona airbag duplo, freios ABS, controle de tração os inéditos controle de estabilidade, Hill Holder e sistema de som multimídia Sync, também repassados ao sedã. E o de topo agrega rodas de 16”, mais cinco airbags, bancos de couro e retrovisores aquecidos.


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