Tuesday, January 17, 2012

Hyundai Azera 2

2012 Hyundai AzeraCom o mercado tão competitivo como vem ficando, nos dias atuais é impossível triunfar com prática como a da Ford nos anos 90, cujo Fiesta europeu ficou numa mesma geração de 1989 a 2002, apenas com dois face-lifts. Cada geração agora chega mais cedo e com mais mudanças. É este foco no aperfeiçoamento que fez os últimos Hyundai subir de categoria, fazendo o novo Azera tocar a faixa dos R$ 130 mil e deixando a anterior, de R$ 90 mil, para o irmão menor Sonata.

Tamanha diferença de preço se deve muito ao momento que vive cada uma dessas gerações. O antigo chegou ao Brasil à meia-vida, na fase em que já é necessário apelar ao custo/benefício para vender bem. Tanto que acabou ganhando preços promocionais e deslanchou em vendas muito rápido, mas vendendo mais a imagem de “motor V6 e cabine luxuosa por R$ 75 mil” que a de “modelo bonito, moderno e de qualidade”, esta a imagem que a nova geração passa a trazer. É um carro todo novo, muito melhor que o antigo e que chega ao país em sintonia com o resto do mundo. É o efeito contrário ao do antigo, tudo tende a puxar seu preço para cima.

Hyundai AzeraPor mais que ultimamente os modelos de Hyundai e Kia venham recebendo diversas aclamações pela questão do desenho, o do Azera merece destaque por como a marca lidou bem com as várias preocupações que este modelo demandava. O ponto de partida era o conceito de “escultura fluida” usado em toda a linha, é claro. O problema maior é que esta faixa de preço pede algo mais classudo e sóbrio, então a resposta veio com a aproximação da receita de vincos volumosos e profusão de cromados do Sonata, em vez da dianteira mais agressiva e jovial como no Elantra.

Porém, os toques de fluidez não só estão lá como criaram certa tradição ao realçar traços do modelo antigo. Além de o modelo preservar o estilo de silhueta, com traseira curta, é o caso do forte vinco que começa nas portas traseiras. Ele se fecha em um arco que dá esportividade à tampa traseira por lhe conferir um corte reto e bem-formado, ao mesmo tempo que delineia a parte superior das lanternas, num formato que decidiu valorizar o estilo do modelo antigo. Sim, o Azera novo trouxe uma versão bem mais moderna das lanternas horizontais unidas por um filete de refletor vermelho, recurso tão usado nos anos 80 e 90.

A cabine também merece elogios, apesar de que apenas segue o estilo da marca, sem ter tantas inovações em particular. A lista de equipamentos é a maravilha típica de um modelo desta faixa de preço, que segundo a marca agora pode até rivalizar com estrelas como BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. A versão básica sai por R$ 109.920, mas é a de topo que fascina por completo, por trazer uma série de mimos como 12 airbags, teto solar panorâmico e assistente de estacionamento. Seu motor continua sendo um V6, mas dessa vez um moderno 3.0 que usa injeção direta para oferecer 270 cv.


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