As imagens publicadas por revistas do carro exposto em concessionárias já antecipavam a iminência da chegada do sedã, mas agora é oficial: a ata geração do BMW mais vendido do mundo já está à venda no Brasil. Ele vem aproveitar que o mercado de sedãs de luxo se encontra aquecido e, assim como o também alemão Audi A4, espera que a nova geração lhe renove o fôlego para disputar a liderança da categoria com o conterrâneo arquirrival Mercedes-Benz Classe C.
Basta olhar a evolução dos modelos alemães para perceber um curioso gosto particular desta clientela: eles valorizam muito que o novo carro preserve a identidade das gerações anteriores. Isso explica que assim como o Série 1, por mais que se trate de uma geração inteiramente nova, o desenho não apresenta revoluções. O que em momento algum deixa de ser demérito, no entanto: as linhas da dianteira ficaram muito mais agressivas, com elementos mais baixos e horizontais para fazer o carro parecer mais largo do que realmente é, recurso muito usado nos esportivos. O irmão menor Série 1 também tem seus talentos, mas agora a diferença para a Série 3 se evidencia bem mais.
Laterais e traseira continuam no estilo já típico dos BMW modernos, mas é interessante notar que a tradicional grade de duplo rim não só ficou mais larga como ganhou um efeito tridimensional nas laterais. A ideia era uni-la visualmente aos farois, mas olhando-a em perspectiva não é difícil de achá-la parecida a um par de óculos. O comprimento aumentou em 9,3 cm, dos quais cinco foram para o entre-eixos. A primeira versão a chegar é a 328i por R$ 171.400, e é de se esperar que ofereça as versões Modern, Luxury e Sport. Mas em pouco tempo a linha aumenta para cima e para baixo: mês que vem chega o 335i, e no segundo semestre o 320i.
As tais versões apresentam muito mais diferenças por dentro do que por fora. A luxuosa cabine no Sport Line vem em preto com prateado para contrastar com a vistosa faixa branca do painel e os apliques vermelhos que incluem até as costuras dos bancos. Já a Luxury impressiona com o bom gosto da mistura de bege, madeira e alumínio, para criar um ambiente mais sóbrio e aconchegante. A Modern usa uma mistura das duas variantes. O 328i trouxe uma série de melhorias em prol da eficiência, como sistema start-stop e regeneração de energia das frenagens. Isso faz seu motor 2.0 turbo gerar excelentes 245 cv e 35,7 kgfm, suficientes para lhe levar de 0 a 100 km/h em 5s9, com câmbio automático de oito marchas.