Tuesday, September 11, 2012

Audi A1 Sportback

Click here to see the high-res versionEsse plano de lançamentos vai deixar muitas saudades. Depois de passar o ano inteiro num ritmo médio de um carro ou versão novos a cada duas semanas, dias depois de trazer o superesportivo RS5, quem chega é uma opção também muito estilosa, mas que tem foco diferente. A Sportback nada mais é que a versão quatro-portas do que já se chama de “Audi caçula”, em duas versões bem diferentes. Pode não parecer um destaque grande, mas neste artigo você verá por que ele é um lançamento muito importante para a marca.

Marcas como BMW, Cadillac, Lancia e outras similares detêm a chamada reputação de “marcas premium”. Trata-se de uma diferença de percepção por parte do público que nasceu por diferenças na estratégia dessas empresas, e hoje em dia se torna uma via de mão dupla que se esforça em trazer benefícios a ambos lados. É um processo simples: as tais empresas não só produzem veículos melhores, seja em luxo, mecânica, qualidade de construção ou algum outro fator, como expõe esse produto melhor de uma forma diferente. As propagandas, o estilo das concessionárias, tudo converge a uma discrição elegante que não passa despercebida pelas pessoas. Pelo contrário, isso lhes faz ver essas empresas como melhores, um tanto superiores. Portanto, elas buscam continuar oferecendo produtos dignos de todo esse status, e esse ciclo se mantém enquanto houver colaboração mútua. A questão é que uma dessas formas de tirar proveito é de a empresa lançar modelos mais acessíveis, mas preservando o máximo possível da imagem que firmou com os maiores. Ou seja, oferecer o mesmo perfume em frascos menores, para poder cobrar menos e vender mais.

Audi A1 SportbackTrata-se de uma estratégia inversa à que originou Citroën DS3, Fiat 500 e Opel Adam: por mais que tenham porte e até preço parecidos, estes são modelos de marcas mais acessíveis e que buscam oferecer o visual caprichado a doses de luxo maiores que o visto no restante da linha. Voltando ao A1, o fato é que ele ganha muitos pontos justamente por representar a porta de entrada da classe média-alta ao tal padrão superior a que tanto almeja. A ideia é seduzir este nível de consumidor a deixar os topos-de-linha das marcas mais baratas, para pagar um pouco mais e levar um carro muito superior, mas que cuja marca até pouco tempo atrás praticava preços estratosféricos. O A1 já havia começado a difundir esse aumento de versatilidade no Brasil há mais de um ano, mas até então apenas na versão duas-portas. A vinda da Sportback passa a ser uma excelente aposta, então, porque seu formato mais convencional permite à Audi atrair também as famílias pequenas, que veem num carro deste nível uma excelente forma de consolidar a ascensão social que tanto buscam e até um toque extra de estilo e jovialidade, mas sem chegar a desembolsar o que se pede pelos sedãs grandes. Essa hipótese ganha fundamento pelas próprias diferenças que o quatro-portas (não) traz: ele só mudou o que precisava para ganhá-las, preservando o máximo possível da imagem original.

Com isso, fica necessário esclarecer que enganado está quem pensa que isso é um defeito. O A1 vem colecionando elogios ao redor do mundo precisamente por cumprir bem a proposta que faz, de trazer as qualidades de um legítimo Audi em tamanho reduzido e com preço em escala ainda menor. Estão lá a dirigibilidade incomparável, auxiliada pelo câmbio S-Tronic, a altíssima qualidade de acabamento, o estilo recortado e de forte identidade visual, e até mesmo os farois com luzes diurnas em uma fileira contínua de LEDs. Mas além de acesso mais fácil ao banco traseiro, a altura ganhou 6 cm em relação ao três-portas. O A1 Sportback terá opções de coloração diferentes, em que agora toda a parte de cima do carro pode vir em cor contrastante em vez de apenas os arcos, mas apenas em preto. As versões são duas: a Attraction sai por R$ 99.900 e usa o já conhecido 1.4 TFSI de 122 cv, enquanto a Ambiente usa o mesmo 1.4 mas com turbo e compressor, chegando aos 185 cv vistos no A1 Sport, e sob o preço de R$ 114.900. Esta versão também traz acessórios mais esportivos, e faz o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 7s, e chegar à velocidade máxima de 227 km/h. Num primeiro momento, a Attraction será vendida com desconto de R$ 5 mil.


adsense
 
 
Copyright © blog
Blogger Theme by Blogger Designed and Optimized by Tipseo