Wednesday, September 19, 2012

Volvo V60

Volvo V60 R-DesignMesmo que você não seja o maior fanático por carros, uma simples observação mais atenta ao trânsito brasileiro já atesta um fato que vem preocupando os fãs das peruas: também chamadas de station wagons, por mais que essa categoria continue em voga na maior parte do mundo, em especial na Europa, sua participação no Brasil se encontra escassa. Com isso, quão agradável é a notícia de que nós não só acabamos de receber um novo exemplar, como que este exalta todos os aspectos que fazem a fama dessa categoria?

Torna-se possível começar a entender o que levou cada marca brasileira a reduzir seus investimentos em peruas para o Brasil a partir da observação da sucessão de seus modelos. Por exemplo, se desde os anos 1970 até os 1990 a Chevrolet ofereceu clássicos como Caravan, Marajó, Suprema e Ipanema, na década seguinte quis seguir a ascensão das minivans e passou a oferecer Meriva e Zafira. Já a Ford apenas ficou descontente com as vendas baixas, e em vez de tomar o caminho da Renault, que baixou o preço de sua Grand Tour para melhorar o custo/benefício, preferiu a retirada desse mercado. A Honda já começou oferecendo apenas o Fit ao passo que a Volkswagen oferece a SpaceFox, uma perua com várias concepções de minivan, e a Fiat combate nas duas linhas, vendendo Idea e Palio Weekend com êxito. É claro que o espaço interno e a praticidade fazem das minivans a melhor opção familiar, mas o atrativo das peruas é inquestionável quanto à esportividade. O perfil mais esguio, as linhas mais estilosas, a posição de dirigir mais baixa, a semelhança com os sedãs, tudo colabora para que elas agradem muito mais aos homens, em especial os pais de família, porque possibilitam uma dose de diversão inimaginável nas tais concorrentes.

Volvo V60E quais são os motivos de a V60 ser uma opção tão sedutora? Todos os que se acabaram de citar. O design exterior tem a mesma aura que faz a fama do sedã S60, trocando as linhas comportadas dos Volvo antigos por um conjunto que transpira carisma. Não foram necessários vincos exagerados ou elementos peculiares para obter um resultado cuja personalidade se diferencia de tudo o que se vê nas outras marcas. A Volvo explorou este potencial ao máximo com uma medida muito inteligente: todas as nossas versões trarão o pacote R-Design, composto por chassi esportivo, kit aerodinâmico e rodas especiais, itens exclusivos entre todas as peruas vendidas no Brasil até a sua faixa de preço. No entanto, engana-se quem pensa que seus preços são abusivos: a versão Comfort parte de R$ 130.900 e já entrega ar-condicionado digital, bancos de couro, freio de estacionamento eletrônico e o típico pacote de segurança da Volvo incluindo o City Safety, sistema que evita colisões iminentes a até 35 km/h. Já a Dynamic agrega farois xenon e teto solar, entre outros, e a T6 soma câmera de ré, piloto automático adaptativo e tração integral, ficando em R$ 199.900. As duas primeiras usam o motor 2.0 T5 de 240 cv e a última o 3.0 T6 de 304 cv, sempre com câmbio automático Powershift de seis marchas.


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